REVISTA PRÁTICAS BEM-SUCEDIDAS NO ENSINO SUPERIOR - 2ª edição

Iniciativa do Pró-Reitor Acadêmico do UNIFEOB, Professor José Roberto Almeida Junqueira, sob a direção e a coordenação, respectivamente, das professoras Drª Ana Flávia de Carvalho e Me. Michele Cristina Souza Achcar Colla de Oliveira, a segunda edição do periódico intitulado “Revista Práticas Bem-Sucedidas no Ensino Superior” objetiva a disseminação das práticas pedagógicas exitosas – que reúnam o desenvolvimento de competências e a utilização de estratégias ativas de ensino-aprendizagem – realizadas em seus cursos de graduação no ano de 2016.

Como o foco de um projeto baseado na Formação por Competências é o aluno e seu desenvolvimento no espaço de ensino-aprendizagem adequado a proposta didático-pedagógica, seja a sala de aula convencional e/ou em um ambiente virtual, um dos principais pontos do planejamento de um curso no UNIFEOB e de suas Unidades de Estudo é o planejamento de cada encontro de ensino-aprendizagem, a escolha das atividades, das estratégias e das metodologias que serão empregadas para o desenvolvimento de competências técnicas e atitudinais.

A escolha também deve permitir ações proativas por parte do aluno, como as de pesquisa e estudo de conteúdos que podem estar reunidos em unidades ou trabalhados em seminários, ciclos de debates, atividades experimentais, laboratoriais e de campo, entre outros. Deste modo, as metodologias adotadas devem permitir a simulação ou realização de situações concretas de trabalho, propiciando a integração dos conhecimentos e o desenvolvimento de níveis de raciocínio mais complexos. Como exemplos, podem ser adotados Estudo de Caso e Problematização.

Nesse contexto de ensino-aprendizagem, as estratégias ativas ou inovadoras, na perspectiva da formação por competências e do Projeto Pedagógico Institucional: “ (...) visam à consecução de objetivos, portanto, há que ter clareza sobre aonde se pretende chegar naquele momento com o processo de aprendizagem”[1].

Com esta iniciativa editorial, almeja-se que esta revista se torne, em breve espaço de tempo, um repositório confiável de estratégias de ensino-aprendizagem ativas e inovadoras para a comunidade acadêmicas e que possibilitem o pleno desenvolvimento de competências específicas e atitudinais no corpo discente do UNIFEOB. 

 

José Roberto Almeida Junqueira

Pró-Reitor Acadêmico

 

Ana Flávia de Carvalho

Diretora Acadêmica

 

Michele Cristina Souza Achcar Colla de Oliveira

Coordenadora de Operações Acadêmicas

 


[1] ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville: UNIVILLE, 2012.